Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

Foi diagnosticado uma mama acessória axilar...

 Olá Doutor, estou no Brasil, e gostaria de uma opinião sobre meu caso, se possível.

Foi diagnosticado uma mama acessória axilar, do lado direito maior e do lado esquerdo menor através de ultra-som.

Foi encaminhada pelo meu ginecologista para um médico especializado em MAMA, ele me falou que não tinha

tratamento e que eu teria que fazer uma cirurgia para fazer a retirada da mama que se encontra na axila, o que

fica desconfortável esteticamente falando.

Gostaria de saber detalhes dessa cirurgia, se fica cicatriz grande, como funciona e foi cogitada a possibilidade de

perder peso para que a área  diminua de tamanho e  para que não seja necessário fazer a cirurgia.

O que o Senhor acha disso, eu tenho 1,70 de altura e 74 quilos e já pesei em media de 65, 64 quilos.

Obrigada desde já.

 

 


A existência de mamas acessórias é frequente e podem ser encontradas (tal como mamilos acessórios) numa linha que vai do umbigo á axila. Por vezes são até funcionais respondendo ás variações hormonais do ciclo menstrual e da gravidez.

O principal problema destas situações que são congénitas, reside no facto de existir glândula mamária em localizações em que não é vigiada sendo que assim não são envolvidas nos exames de vigilância do cancro da mama. 

Tem tratamento, mas é cirúrgico. O meu conselho vai nesse sentido e as cicatrizes são geralmente pequenas e fáceis de camuflar, particularmente na axila. 

A redução de peso poder diminuir o volume da mama em causa, mas não resolve ou trata o seu problema que é essencialmente cirúrgico.


 

 

publicado por Francisco Falcão de Melo às 11:17
link do post | comentar | favorito
39 comentários:
De Viviane a 4 de Janeiro de 2012 às 12:45
Bom dia, meu nome é Viviane , tenho 26 anos, à 3 anos eu descobri uma mama acessória na axila, direita, até então meu mastologista me pediu a ultrassonografia para iniciarmos o processo dos exames pré-operatórios, porém, na ultrassonografia foi detectado um nódulo na mama direita de +ou 4cm , e por essa razão resolvemos dar prioridade a esse nódulo já que o problema axilar não era maligno. Eu tenho vários casos de câncer na família , e isso aumentou mais a nossa preocupação. Fui submetida a cirurgia e no procedimento cirúrgico , sofri muito, pois, foi dado anestesia local e eu senti todo o procedimento cirúrgico , pois, a anestesia não pegava. Graças a deus o nódulo era um fibroadenoma - benigno. A mais ou menos 3 meses devido ao ganho de peso que tive, a minha mama acessória aumentou demais e está visivelmente grande. Por essa razão resolvi procurar novamente um mastologista e retira-la, pois, não tenho outra escolha. Estou com um pouco de medo, pois, na primeira cirurgia sofri muito e fiquei extremamente traumatizada com a experiência. Tenho muito medo da anestesia, pois, nesse procedimento será dada a anestesia geral. Na segunda passarei pela consulta com o anestesista, mas mesmo assim, ainda estou bem apreensiva. Queria saber se corro algum risco com relação a anestesia.
De Francine a 10 de Janeiro de 2012 às 19:32
Tenho a mama auxiliar na axila esquerda. Com isso gostaria de saber se essa mama pode gerar alguma doença. Tenho vontade de retirá-la, qual seria o meu primeiro caminho?
De Francisco Falcão de Melo a 11 de Janeiro de 2012 às 10:45
A mama ectópica, neste caso axilar, tem sesnsivelmente o mesmo risco que a mama "normal" em termos de patologia. Mas como é menos vigiada, havendo muitas mulheres que nem sabem que têm este problema, o risco de alguma complicação é maior. Daí que a sua remoção seja o tratamento recomendado.
Para tal deverá começar por ir a uma consulta, podendo escolher uma das seguintes especialidades: ginecologia, cirurgia plástica, de cirurgia geral ou de senologia.
Espero ter ajudado
De VAL a 1 de Fevereiro de 2012 às 17:25
TOMEI UM ANTE CONCEPCIONAL INJETAVEL E ESTOU A CERCA DE 7 MESES SEM MENSTRUAR E MINHA GLANDULA MAMÁRIA VIVE DOENDO...O QUE POSSO FAZER PARA AMENIZAR AS DORES E O INCHAÇO?
De Francisco Falcão de Melo a 6 de Fevereiro de 2012 às 11:49
procure o médico que lhe prescreveu o medicamento, pois é a pessoa indicada para responder á sua questão
De natalia a 5 de Fevereiro de 2012 às 20:50
oi quando fiquei gravida descobri que tenho mama acessória queria retira-la pois me sinto muito incomodada, o convenio cobre esta cirurgia
De Francisco Falcão de Melo a 6 de Fevereiro de 2012 às 11:48
Não sei. Como não tenho actividade clínica no brasil , não posso responder por desconhecimento. Sugiro que contacte o seu médico para poder ter a informação correcta

Comentar post

Envie a sua questão

As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato.

E-mail: franciscofmelo@sapo.pt

Pesquisar

Posts recentes

drfranciscodemelo.com

Some Q&A about Body Dimor...

What is the difference be...

Look forward to yesterday...

Depois da gravidez

Sofri um acidente domésti...

Tenho uma filha com ....q...

Eyelid Cosmetic Surgery (...

Lipoaspiração e gordura l...

Tenho feito alguns tratam...

Arquivos

blogs SAPO

Subscrever feeds