Quinta-feira, 6 de Outubro de 2011

Tenho um sinal de nascença na parte inferior da coxa direita...

Boa tarde doutor,
tenho 22 anos  e dois problemas para os quais preciso de uma orientação sua.
 
Tenho um sinal de nascença na parte inferior da coxa direita
(6dedos aprox. do joelho) com 2cm de largura e 3cm de comprimento.
O sinal foi crescendo ao longo que me fui desenvolvendo parando desde os meus 15.
De uns tempos pra ca, talvez dois anos, que tenho sentido alteraçoes estranhas no sinal.
Tem vezes que fica com um alto, outras tenho uma sensaçao estranha por dentro, ambas acompanhadas por uma ligeira dor ou ardor.
Ja marquei consultas para remove-lo mas sempre dizem que nao é nada de grave e nao fazem qualquer tipo de teste para excluir 
doenças como cancro. Estou preocupada e gostaria de saber o que me aconselha. Sera que posso de alguma forma rezudir o sinal?
 
Em relaçao ao segundo problema, a cerca de um ano, apareceu-me uma pequena burbulha na parte superior de uma das nadegas 
que rapidamente se tornou num sinal escuro e com um alto desconfortavel. Igualmente estou preocupada e gostaria de saber oque que me aconselha a fazer nesta situação.

 

 

A única maneira de excluir a 100% a existência uma lesão maligna no sinal passa por removê-lo totalmente e envia-lo para exame anatomo-patológico. Só deste modo é possível ter uma certeza absoluta. Contudo o elemento de diagnóstico clínico mais valioso é a observação por um especialista, nomeadamente um Dermatologista. A observação cuidada, feita pela mesma pessoa, permite determinar precocemente se há alguma alteração suspeita. Nesse caso pode ser realizada uma biopsia nessa zona e confirmado pela análise anatomo-patológica se se trata de um processo benigno ou não. Fazer uma biopsia  aleatória do sinal não ajuda nada, porque o resultado refere-se apenas á porção que foi analisada. Daí que o não aconselhe!

Outra ajuda diagnóstica é a dermatoscopia, em que a lesão, no seu caso o sinal, é observado com uma camara, ampliada a imagem e guardada, podendo-se comparar a sua evolução com os registos anteriores. 

O sinal pode ser reduzido, mas a vantagem não é muita. Se o quiser remover por completo, então pode recorrer a uma técnica de excisões parciais, pois dadas as sua dimensões e localização, será difícil remove-lo por completo e obter um bom resultado estético. Neste caso já terá indicação para ser tratada pela Cirurgia Plástica.

Quanto ao sinal que surgiu na nadega, penso que também deve ser observado pelo mesmo especialista.

Espero ter ajudado



Temas:
publicado por Francisco Falcão de Melo às 12:28
link | comentar | favorito

Envie a sua questão

As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato.

E-mail: franciscofmelo@sapo.pt

Pesquisar

Posts recentes

drfranciscodemelo.com

Some Q&A about Body Dimor...

What is the difference be...

Look forward to yesterday...

Depois da gravidez

Sofri um acidente domésti...

Tenho uma filha com ....q...

Eyelid Cosmetic Surgery (...

Lipoaspiração e gordura l...

Tenho feito alguns tratam...

Arquivos

blogs SAPO

Subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub