Quinta-feira, 12 de Novembro de 2009

Casos Clínicos - Mamoplastia de redução

 Mamoplastia de redução


O caso apresentado refere-se a uma doente de 48 anos, com uma mama volumosa (hipertrofia mamaria) e caída (ptose). Para além do "incomodo" estético provocado pelo volume excessivo, condicionava também uma má postura, com queixas de dor a nível da coluna cervical (pescoço), com irradiação para os braços.

Foi para procurar solução para estes problemas que recorreu á minha consulta.

As fotografias apresentadas referem-se ao pré-operatório e aos 6 meses de  pós-operatório. É evidente a melhoria em termos de forma, posição e volume. Mas também houve uma franca melhoria funcional, sendo que deixou de ter queixas e de fazer medicação para as dores.

Daí que, na minha opinião, esta cirurgia não é exclusivamente estética, tendo uma componente terapêutica, bem como preventiva, fundamental para os problemas osteo-articulares a este nível.

 

    Pré-operatório                      Pós-operatório (6 meses)

 

publicado por Francisco Falcão de Melo às 13:07
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De Isa a 12 de Novembro de 2009 às 15:06
olá Dr. as cicatrizes são só a volta do mamilo?
eu fiz a uma mama, uma vez que fiz reconstrução da outra, mas tenho cicatrize no mamilo, do mamilo ate a outra cicatriz que tenho na horizontal, por baixo da mama.
De Francisco Falcão de Melo a 16 de Novembro de 2009 às 07:52
As cicatrizes, neste caso, são em torno da aréola, uma vertical e outra horizontal localizada no sulco infra-mamario , formando um "T" invertido.
Esta técnica permite manter a sensibilidade na aréola e no mamilo, sendo que não compromete a função, ou seja é possível amamentar após a cirurgia.
De Eva a 28 de Janeiro de 2010 às 02:35
Qual o valor em média da mamoplastia? Tô precisando realizar essa cirurgia.
De vera lourenço a 15 de Fevereiro de 2011 às 16:08
Boa tarde, gostaria de saber se posso fazer este tipo de cirurgia enquanto estou grávida, no principio do 2º semsetre? Quais os perigos para o feto? Obrigado
De Francisco Falcão de Melo a 16 de Fevereiro de 2011 às 15:28
Está absolutamente contra-indicado , não tem vantagem nem para si nem para o bebé pois não poderá mamar.
De um modo geral a cirurgia estética está contra-indicada na gravidez, particularmente se for na mama ou no abdómen.
Após este período poderá pensar nisso.

Comentar post

Dr Francisco Falcão Melo

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, fez o Internato Complementar em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva nos Hospitais Cívis de Lisboa. Actualmente é Assistente Graduado sendo o responsável pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Hospital Militar Principal. Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão e da Sociedade Portuguesa de Queimaduras.Exerce a sua actividade privada em Lisboa e em Leiria.

Envie a sua questão

As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato.

E-mail: franciscofmelo@sapo.pt

Pesquisar

Arquivos

Temas

todas as tags

Ligações

blogs SAPO

Subscrever feeds