Sábado, 21 de Junho de 2008

O meu nariz é palco de constante inflamação ligeira dos tecidos

 
O meu nariz é palco de constante inflamação ligeira dos tecidos. Tenho sinusite mas que mesmo muito raramente me causa algum problema e ainda rinite, mas nas diversas deslocações a especialistas nunca se apurou a real causa - eu acho mesmo que é de origem psicológica... stress, emocional... mas quase nunca tenho complicações respiratórias e os testes de alergologia foram todos negativos.
Em pequeno, há cerca de 30 anos, altura em que as inflamações começaram, o primeiro especialista (em quem confiava dados ser amigo da família) referiu-me que em adulto deveria fazer uma operação para retirar algum tecido do nariz. A idade adulta era necessária para não haver alguma deformação do nariz. Nunca cheguei a efectuar a mesma operação.
Actualmente, qualquer pequena situação é suficiente para ter alguma inflamação no nariz - má noite de sono, pequeno distúrbio alimentar, stress - que vem acompanhada com o aparecimento de borbulhas. Até a ingestão de doces é suficiente para o aparecimento de diversas borbulhas no nariz, a que nenhum médico relacionou alguma causa de distúrbio alimentar. Devo referir que não tenho qualquer problema de saúde, os últimos exames que realizei há cerca de 3 anos (urina, sangue, electrocardiograma) mostravam que estava muito bem.
O meu nariz tem uma dimensão algo maior mas é devido ao seu estado quase de constante inflamação.
A minha questão é sobre se alguma pequena retirada de tecidos, na zona exterior, tendo em ideia o que me referiu o primeiro Otorrino  seria viável. 
 
 

 O nariz é constituído por vários tecidos e cada um deles tem a sua função. O revestimento externo é feito por pele, e assim está sujeito a todos os processos que possam afectar este órgão (a pele é o nosso maior órgão). Existem várias doenças que se manifestam por alterações cutâneas.
A própria pele varai na sua estrutura nas diferentes áreas anatómicas. A pele do nariz é tendencialmente mais rica em glândulas sebáceas, daí que responda mais efusivamente a determinadas situações. Não temos dúvidas que alguns estímulos de ordem alimentar provocam agravamento de condições como o acne, e que este condiciona processos inflamatórios mais ou menos exuberantes. A exposição solar pode ter efeitos semelhantes.
A cirurgia não é uma opção de primeira linha. Aconselho uma consulta de Dermatologia para análise e diagnóstico do seu problema, para depois decidir qual a terapêutica mais adequada
Temas:
publicado por Francisco Falcão de Melo às 12:00
link do post | comentar | favorito

Dr Francisco Falcão Melo

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, fez o Internato Complementar em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva nos Hospitais Cívis de Lisboa. Actualmente é Assistente Graduado sendo o responsável pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Hospital Militar Principal. Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão e da Sociedade Portuguesa de Queimaduras.Exerce a sua actividade privada em Lisboa e em Leiria.

Envie a sua questão

As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato.

E-mail: franciscofmelo@sapo.pt

Pesquisar

Arquivos

Temas

todas as tags

Ligações

blogs SAPO

Subscrever feeds