Sábado, 1 de Novembro de 2008

uma série de "caroços", de tamanho variável...

 Nos últimos anos, tem surgido, em várias partes do corpo com predominância no abdómen, uma série de "caroços", de tamanho variável.

Numa consulta de rotina, com um médico de clinica geral, questionei-o sobre o que poderia ser, e foi aí a 1º vez que ouvi a expressão lipoma, e fiquei mais aliviado, quando me explicou que são lesões benignas.
Mais recentemente e porque, pontualmente vou detectando o surgimento de outros "lipomas", consultei um dermatologista, que mediante a observação e palpação de um ou dois "lipomas" confirmou que seriam isso mesmo "lipomas". Após isto, pesquisei a "net" para tentar melhor perceber o que são, o que causa o seu aparecimento e quais as possíveis formas de tratamento. Aí deparei-me com a descrição de "lipomatose", o que julgando pela quantidade de lipomas que tenho parece-me a melhor descrição para o meu problema, no entanto, todos os casos que vi mencionados na "net", reflectiam situações, principalmente no que diz respeito ao volume dos "lipomas", muito maiores do que os meus. Os "lipomas" no meu corpo variam de tamanho, mas para lhe dar uma referência, o seu tamanho oscila entre "uma uva" e "uma tâmara" e a quantidade no total rondará os 25 distribuidos, quase simetricamente nos membros inferiores e superiores, mas como mencionei previamente, a maior quantidade encontra-se na zona abdominal. Desculpe-me as referências, mas foi o que me ocorreu para lhe dar uma ideia da grandeza.
A minha questão e é nesse sentido que recorro à sua ajuda é saber, qual a melhor ou mais adequada forma de lidar com esta situação, pois embora na sua maior parte, as lesões não sejam dolorosas, salvo se estiverem expostas a impactos ou algo semelhante, a sua quantidade, é algo que pontualmente se torna incómodo e mesmo estéticamente, me deixa algo inibido.
Agradeço o seu conselho e toda a ajuda que me possa indicar,
 
O aparecimento de várias massas subcutâneas, em grande numero e com uma distribuição tão variada como descreve, indicam o diagnóstico de uma lipomatose difusa, sendo as causas deste problema desconhecida.
Existem várias lipomatoses, com características diferentes, e algumas  delas causam grande deformidade. Não é o seu caso.
Não tem indicação para remover todas esses lipomas, até porque iram aparecer mais. Têm indicação para serem removidos os que causem algum desconforto, dor ou que sejam muito grandes.  

Temas:
publicado por Francisco Falcão de Melo às 00:44
link do post | comentar | favorito

Dr Francisco Falcão Melo

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, fez o Internato Complementar em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva nos Hospitais Cívis de Lisboa. Actualmente é Assistente Graduado sendo o responsável pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Hospital Militar Principal. Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão e da Sociedade Portuguesa de Queimaduras.Exerce a sua actividade privada em Lisboa e em Leiria.

Envie a sua questão

As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato.

E-mail: franciscofmelo@sapo.pt

Pesquisar

Arquivos

Temas

todas as tags

Ligações

blogs SAPO

Subscrever feeds