Sábado, 1 de Novembro de 2008
uma série de "caroços", de tamanho variável...

 Nos últimos anos, tem surgido, em várias partes do corpo com predominância no abdómen, uma série de "caroços", de tamanho variável.

Numa consulta de rotina, com um médico de clinica geral, questionei-o sobre o que poderia ser, e foi aí a 1º vez que ouvi a expressão lipoma, e fiquei mais aliviado, quando me explicou que são lesões benignas.
Mais recentemente e porque, pontualmente vou detectando o surgimento de outros "lipomas", consultei um dermatologista, que mediante a observação e palpação de um ou dois "lipomas" confirmou que seriam isso mesmo "lipomas". Após isto, pesquisei a "net" para tentar melhor perceber o que são, o que causa o seu aparecimento e quais as possíveis formas de tratamento. Aí deparei-me com a descrição de "lipomatose", o que julgando pela quantidade de lipomas que tenho parece-me a melhor descrição para o meu problema, no entanto, todos os casos que vi mencionados na "net", reflectiam situações, principalmente no que diz respeito ao volume dos "lipomas", muito maiores do que os meus. Os "lipomas" no meu corpo variam de tamanho, mas para lhe dar uma referência, o seu tamanho oscila entre "uma uva" e "uma tâmara" e a quantidade no total rondará os 25 distribuidos, quase simetricamente nos membros inferiores e superiores, mas como mencionei previamente, a maior quantidade encontra-se na zona abdominal. Desculpe-me as referências, mas foi o que me ocorreu para lhe dar uma ideia da grandeza.
A minha questão e é nesse sentido que recorro à sua ajuda é saber, qual a melhor ou mais adequada forma de lidar com esta situação, pois embora na sua maior parte, as lesões não sejam dolorosas, salvo se estiverem expostas a impactos ou algo semelhante, a sua quantidade, é algo que pontualmente se torna incómodo e mesmo estéticamente, me deixa algo inibido.
Agradeço o seu conselho e toda a ajuda que me possa indicar,
 
O aparecimento de várias massas subcutâneas, em grande numero e com uma distribuição tão variada como descreve, indicam o diagnóstico de uma lipomatose difusa, sendo as causas deste problema desconhecida.
Existem várias lipomatoses, com características diferentes, e algumas  delas causam grande deformidade. Não é o seu caso.
Não tem indicação para remover todas esses lipomas, até porque iram aparecer mais. Têm indicação para serem removidos os que causem algum desconforto, dor ou que sejam muito grandes.  


Temas:

publicado por Francisco Falcão de Melo às 00:44
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Dr. Francisco Falcão de Melo
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, fez o Internato Complementar em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva nos Hospitais Cívis de Lisboa. Assistente Graduado foi o responsável pelo Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Hospital Militar Principal até Maio de 2012. Membro da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética, da Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão e da Sociedade Portuguesa de Queimaduras. Exerce actualmente a sua actividade profissional na Aesthetica Clinic, Dubai.

Degree in Medicine from the Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa , residency in Plastic and Reconstructive Surgery at Hospitais Civis de Lisboa. Consultant, and was responsible for the Service Plastic and Reconstructive Surgery of the Hospital Militar Principal de Lisboa, until May 2012. Member of the Portuguese Society of Plastic Reconstructive and Aesthetic Surgery, the Portuguese Society for Surgery of the Hand and the Portuguese Society of Burns. Move in to Dubai, and is now the Plastic Surgery Consultant at the Aesthetica Clinic.
Envie a sua questão
As respostas às suas dúvidas atendem a diversos critérios. Neste serviço, não serão consideradas válidas questões com falta de enquadramento ou situações de emergência que só possam ter encaminhamento imediato.

E-mail: franciscofmelo@sapo.pt
Contactos
Consultório Dubai:
Dr. Francisco Falcão de Melo
Consultant Plastic Surgeon
Aesthetica Clinic
Jumeirah Beach Road, Vila 359, Dubai UAE
Tel: (+971)43428383
Fax: (+971)43428384
Site

Consultório Lisboa:
Dra. Luísa Magalhães Ramos
Consultório de Cirurgia Plástica LMR
Av. Miguel Bombarda, nº. 37 B
1050-161 Lisboa
Tel: (+351) 213 574 315
Informações- +351 21 099 91 38 | 91 081 29 92
Site

Consultório Leiria:
Dra. Luísa Magalhães Ramos
Centro Hospitalar de S.Francisco,
Tel: (+351)244819300
Fax: (+351)244819301
Site
Consultório Cirurgia Plástica

Crie o seu cartão de visita
Temas

abdominoplastia

acido hialurónico

acne

adse

angioma

assimetria mamária

aumento mamário

barriga

bioplastia

blefaroplastia

botox ;

botox ; restylane

cancro da mama

casos clínicos

cicatriz

cicatrizes

cicatrizes ; enxerto de pele ; expansore

cirurgia pós bariatrica

consulta

coxas

diastase

ellansé

emagrecimento

enxertos de gordura

estrias

expansores

fillers

fios

flacidez

ge

geral

ginecomastia

gluteoplastia

gravidez

hiperhidrose

hiv

implantes

implantes; ptose mama; atrofia mama

lábio

laser

lifting

lipoaspiração

lipomas

macrolane

malformações congénitas

mama

mama acessória

mama tuberosa

mamilo

mamilos invertidos

mamoplastia de aumento

mamoplastia de redução

manchas

mão

mastopexia

nariz

obesidade

olheiras

olhos

orelha

orelhas em abano

ortognática

otoplastia

palpebras

paralisia facial

peeling

pénis

pequenos labios

perca de peso

perda de peso

perna

pigmentação

plexo braquial

pós-operatório

preços

preenchimento

ptose mamaria

ptose palpebral

queimadura

queixo

queloide

radiofrequência

reconstrução mamária

restylane

rinoplastia

rinoplastia; preços; nariz

rugas

sinais

sns

sns listas de espera

tatuagens

thermage

toxina botulínica

ultra-sons

ultrashape

umbigo

valores indicativos

vaser

xantelasmas

todas as tags

Pesquisar
 
Ligações
Subscrever feeds